Música infantil ao vivo 🔴 Cante com o Léo! As melhores músicas para bebês

Bebê responde: Grávidas podem doar sangue?

https://ift.tt/1AGVEjb

Que a doação de sangue é um ato de solidariedade, já sabemos. Mas em um período de transformações do corpo tão intensas como acontece em uma gestação, será que vale a pena pensar no assunto?

Conversamos com especialistas e respondemos à questão: será que grávidas podem doar sangue? Confira!

Doação de sangue: só depois do parto…

As grávidas não podem doar sangue. Isto porque, durante a gravidez, a paciente sofrerá um aumento da parte líquida do sangue – chamada de plasma – e do número de hemácias. Assim, este processo de ampliação da volemia (quantidade de sangue que circula no corpo) servirá para suprir as necessidades da gestante e do bebê que está se formando.

Portanto, não faz muito sentido você, no decurso de uma gestação, retirar da grávida uma série de substâncias (como ferro, vitaminas e sais minerais) que vão ser requisitados durante a gravidez e que são importantes para o desenvolvimento do bebê e da placenta.

Por isso mesmo, a recomendação atual é que a doação de sangue só seja permitida três meses após o parto normal e seis meses após a cesariana – visto que, normalmente, no parto cirúrgico, a paciente apresenta um sangramento mais importante e precisará de um tempo maior para se recuperar”, explica Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pelos hospitais Santa Casa, Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre, e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade


from Saúde – Bebe.com.br https://ift.tt/5XekvgV
via IFTTT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.